
A estratégia do Benfica no final da partida frente ao Vitória SC, que passou pela intenção clara de forçar cartões amarelos a Ángel Di María e Florentino Luís, gerou polémica — mas tudo indica que os encarnados não sofrerão castigos desportivos por isso.
De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal O Jogo, a atitude dos dois jogadores enquadra-se no artigo 167.º do regulamento disciplinar da Liga Portugal, que se refere à “inobservância de outros deveres”. Esta infração, neste caso, não implica suspensão, mas sim uma coima monetária.
Apesar de o regulamento também prever, no artigo 53.º, a possibilidade de agravar a pena em casos de atos premeditados e combinados, não há, para já, sinais de que o Conselho de Disciplina da FPF pretenda aplicar medidas adicionais a Di María e Florentino.
Assim, os dois jogadores devem apenas cumprir o jogo de suspensão obrigatório pelo quinto amarelo acumulado na Liga, falhando o duelo com o AVS Futebol SAD, da próxima jornada. Com isto, ficam limpos para o que resta da temporada, incluindo a reta final da corrida pelo título.
A decisão acaba por aliviar a pressão sobre Roger Schmidt, que poderá contar com dois dos seus titulares mais influentes nos embates mais importantes que se aproximam, nomeadamente frente a SC Braga, Rio Ave e Sporting.