
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar ao presidente do Sporting, Frederico Varandas, e à SAD do clube. Em causa estão declarações proferidas após a vitória frente ao Rio Ave, nas meias-finais da Taça de Portugal, cuja “relevância disciplinar” está a ser analisada com base em informações veiculadas pela comunicação social.
A decisão foi tomada a 24 de abril, com o processo a ser remetido à Comissão de Instrutores da Liga Portugal no passado dia 28. Por enquanto, o caso permanece em segredo de justiça até à conclusão da instrução.
Recorde-se que Frederico Varandas cumpre atualmente um castigo de 51 dias, imposto na sequência de críticas à arbitragem, após participação da APAF. Um pedido de suspensão dessa sanção foi recentemente indeferido pelo Tribunal Central Administrativo do Sul, o que o mantém afastado da zona técnica e impedido de fazer declarações públicas sobre competições.
No entanto, após o jogo em Paços de Ferreira, Varandas dirigiu palavras aos adeptos e à equipa, sem abordar temas relacionados com arbitragem. Ainda assim, o Conselho de Disciplina decidiu abrir um novo inquérito para apurar se houve alguma infração adicional.