
O dérbi entre Benfica e Sporting, marcado para este sábado no Estádio da Luz, promete ser o momento decisivo na corrida pelo título da Primeira Liga 2024/25. Com ambas as equipas empatadas com 78 pontos à entrada da 33.ª jornada, o clássico ganha contornos de final antecipada.
O Sporting, que venceu o jogo da primeira volta por 1-0, tem um cenário claro: se repetir o triunfo na Luz, sagra-se campeão, uma vez que garantiria vantagem no confronto direto, mesmo que o Benfica vencesse na última jornada.
Por outro lado, para o Benfica conquistar o título já neste sábado, terá de vencer por dois ou mais golos, anulando a derrota da primeira volta e assumindo a dianteira no confronto direto, critério de desempate em caso de igualdade pontual.
Em caso de empate no dérbi, a decisão do título será adiada para a 34.ª e última jornada. Aí, o Sporting receberá o Vitória SC, enquanto o Benfica visitará o Braga. Se se mantiver a igualdade pontual, os encarnados precisarão de um resultado melhor do que os leões para levantar o troféu.