Quarta-feira, Maio 7, 2025
InícioBenficaBenfica e Sporting em contagem decrescente: contas do título para um dérbi...

Benfica e Sporting em contagem decrescente: contas do título para um dérbi que pode fazer história

Benfica e Sporting em contagem decrescente: contas do título para um dérbi que pode fazer história
Benfica e Sporting em contagem decrescente: contas do título para um dérbi que pode fazer história

O dérbi de sábado no Estádio da Luz não é, matematicamente, o jogo do título, mas pode decidir o campeão nacional. Entre cenários possíveis, contas matemáticas e memórias que assombram adeptos, Sporting e Benfica preparam-se para um dos momentos mais decisivos da época.

O Sporting lidera o campeonato com três pontos de vantagem sobre o Benfica e tem a seu favor o resultado da primeira volta (1-0). A vitória em Alvalade dá aos leões vantagem no confronto direto, algo determinante no caso de igualdade pontual.

▶ Se o Sporting ganhar na Luz

Os leões sagram-se campeões nacionais no terreno do maior rival. A vitória garante-lhes não só os três pontos que selariam o título, como também a superioridade no confronto direto. O jogo deixa, assim, de ter mais implicações: será festa verde e branca.

▶ Se o Benfica vencer

Aqui o cenário complica-se. A vitória por um golo de diferença (por exemplo, 1-0) iguala o confronto direto, e o campeão só será decidido na última jornada. O Benfica ficaria com 81 pontos e o Sporting com 78, mas os leões ainda teriam hipótese de recuperar.

Se os encarnados ganharem por dois ou mais golos, tornam-se automaticamente campeões nacionais, graças à vantagem no confronto direto. Um 2-0, 3-1 ou superior na Luz inverte a balança a favor dos encarnados.

▶ Se houver empate

O empate favorece o Sporting, que mantém a liderança e a vantagem no confronto direto. Os leões chegariam à última jornada com três pontos de vantagem e bastar-lhes-ia igualar o resultado do Benfica para serem campeões.

Memórias de finais amargas e lições do passado

Este dérbi decisivo também ressuscita fantasmas do passado. Em 2011, foi o FC Porto a celebrar o título na Luz. Em 2005, o Sporting perdeu um título na penúltima jornada frente ao Benfica após estar na liderança. Agora, é novamente um dérbi em clima de decisão, com a possibilidade de uma consagração na casa do adversário.

Ainda que os jogadores evitem carregar esse peso histórico, os adeptos certamente não esquecem. As emoções estarão ao rubro e Lisboa poderá mudar de cor — de forma definitiva ou apenas temporária.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares