Quinta-feira, Maio 8, 2025
InícioSportingCinco curiosidades que não pode perder antes do Sporting vs Gil Vicente

Cinco curiosidades que não pode perder antes do Sporting vs Gil Vicente

Cinco curiosidades que não pode perder antes do Sporting - Gil Vicente
Cinco curiosidades que não pode perder antes do Sporting – Gil Vicente

O Sporting recebe este domingo, 4 de maio, às 20h30, o Gil Vicente, em Alvalade, num duelo a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida opõe o líder do campeonato à formação minhota, orientada por César Peixoto, e pode ser determinante para o desfecho da luta pelo título.

Antes do apito inicial, damos-lhe a conhecer cinco curiosidades sobre este confronto entre ‘leões’ e gilistas:

1. Histórico favorável ao Sporting

Em 51 encontros disputados entre as duas equipas, o Sporting venceu 34, enquanto o Gil Vicente soma apenas oito triunfos. Registaram-se ainda nove empates. Em Alvalade, o domínio leonino é ainda mais evidente: 20 vitórias em 24 jogos.

2. Alvalade, quase uma fortaleza inexpugnável

Nos 24 embates realizados no Estádio José Alvalade, os ‘leões’ cederam apenas quatro vezes: duas derrotas e dois empates. A última vitória gilista em Lisboa remonta há mais de uma década.

3. César Peixoto sabe o que é bater o Sporting

O atual técnico do Gil Vicente já venceu os ‘leões’ enquanto treinador. Foi ao serviço do Moreirense, num jogo que terminou com triunfo por 2-1, um dado que pode dar moral aos minhotos.

4. Último confronto sorriu aos leões

O encontro mais recente entre Sporting e Gil Vicente foi nos quartos de final da Taça de Portugal, e terminou com uma vitória magra dos lisboetas por 1-0.

5. Curiosidade técnica: o banco do Gil Vicente

Na partida anterior entre estas duas equipas, o treinador do Gil Vicente era José Pedro Pinto, que atualmente orienta os sub-19 dos gilistas. Um dado curioso que ilustra a constante mudança nas estruturas técnicas dos clubes.

Os protagonistas em destaque

Francisco Trincão é o jogador mais utilizado do lado leonino na Liga (2.693 minutos), enquanto Viktor Gyokeres continua a ser o goleador-mor, com uns impressionantes 38 golos. Do lado do Gil Vicente, o guarda-redes Andrew lidera em minutos (2.790), e Félix Correia é o melhor marcador, com oito golos.

O Sporting chega a esta jornada como líder da I Liga, com 75 pontos, os mesmos do Benfica (ambos com 31 jogos), enquanto o Gil Vicente ocupa o 14.º lugar, com 32 pontos, e procura garantir a permanência na divisão principal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares