
Está oficialmente confirmada: a final da Taça de Portugal será disputada no Estádio Nacional do Jamor, mantendo a tradição de realizar a partida decisiva no emblemático palco, situado em Oeiras. Apesar das especulações nas últimas semanas, especialmente sobre questões de segurança, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu manter o Jamor como cenário da grande final.
As dúvidas surgiram em parte devido à possibilidade de um dérbi entre Benfica e Sporting, que poderia gerar tensões, especialmente após o trágico episódio de 1996, quando um adepto leonino perdeu a vida devido a um very-light lançado nas bancadas. Esse incidente gerou preocupação sobre a segurança no Jamor e levantou a questão sobre a adequação do estádio para um jogo de alto risco entre as duas maiores equipas do país.
Embora tenham surgido propostas para alterar o local, incluindo a sugestão de repetir a exceção de 2020, quando a final entre Benfica e FC Porto foi realizada em Coimbra, a FPF optou por manter a tradição. Autoridades e a própria Federação garantirão que as medidas de segurança sejam reforçadas para este evento, considerando-o como de alto risco, caso o dérbi se concretize.
Caso o Benfica confirme a sua presença na final, será a primeira vez desde 1996 que as duas equipas se encontrarão no Jamor para disputar o troféu.